Nossa luta é pela inclusão e permanência de crianças de 0 a 5 anos nas escolas.
A Educação Infantil tem um déficit de 5 mil vagas em creches. Dos problemas que existem no âmbito da pré-escola, Santos também ostenta vários, como demora na obtenção de vagas, horários que não atendem satisfatoriamente as famílias e distância entre as creches e a moradia.
Embora a Constituição e o Estatuto da Criança e Adolescente determinem que a criança é uma prioridade absoluta, a educação infantil não é tratada como tarefa central pela Prefeitura.
É direito das crianças o acesso à Educação Infantil. É também direito das famílias, pois asseguram-se condições de trabalho e estudo aos adultos responsáveis por elas. Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a divisão da tarefa do cuidado, já que esse trabalho, em uma sociedade patriarcal, recai majoritariamente sobre as mulheres.
Só vamos ter uma educação pública, gratuita e de qualidade com investimentos e valorização dos servidores públicos. São necessários concursos públicos, aplicação do piso nacional da educação, condições de trabalho e formação pedagógica. A terceirização da educação é um projeto político para gerar lucros e transformá-la em mercadoria. A luta pela educação pública de qualidade é primordial.
Nossas propostas e lutas são:
- Vencer o déficit de vagas das creches com vagas públicas, garantindo gestão pública e educação em período integral;
- Construção de novas creches e pré-escolas, especialmente em áreas com carência de serviços educacionais;
- Fortalecer o caráter pedagógico da Educação Infantil no desenvolvimento das crianças, garantindo professores e monitores em sala de aula e assegurando o número mínimo de profissionais por criança;
- Valorizar os profissionais da Educação Infantil, garantindo salários dignos e planos de carreira justos, além de formação continuada;
- Garantir que as creches e pré-escolas tenham infraestrutura adequada;
- Reverter o processo de privatizações e terceirizações.
Em 6 de outubro, vote por uma Santos Solidária, Popular e Feminista, vote Débora Camilo, 50500!
Quer saber mais sobre as lutas e propostas da Débora? Chama no WhatsApp: 13 99709 1987.