debora -santos-solidaria

Agroecologia: para alimentar a população com qualidade e sem veneno

A agroecologia é um modo de produzir comida que convive em harmonia com a terra e valoriza quem trabalha no campo e não utiliza venenos na produção. São levados em consideração os conhecimentos científicos e tradicionais, respeitando os saberes sem que haja desperdício de alimentos ou recursos. Além disso, ela é a saída para minimizar os efeitos da emergência climática, combater a fome e promover a saúde.
A agroecologia é uma contraposição ao agronegócio. Para se ter uma ideia, o Brasil lidera o ranking mundial de uso de agrotóxicos, consumindo, em média, 7,6 litros de veneno por habitante a cada ano. Esse consumo elevado está diretamente ligado à expansão da monocultura em larga escala do agronegócio. Cerca de 80% dos agrotóxicos são usados em plantações de soja, milho, algodão e cana-de-açúcar.
Em nossa cidade, precisamos romper com a lógica do empresariado e priorizar as políticas públicas que fomentem as alternativas que nós temos, como hortas urbanas comunitárias, cadeia de produção de compostagem, entre outras possibilidades.
Iremos continuar na linha de frente contra os ataques ao que nos resta de área preservada, não podemos tolerar a instalação de indústrias (poluidoras em potencial) na Área Continental. A luta é por uma cidade e um mundo mais verde e menos cinza.

Com tudo isso, vamos continuar lutando por:

  • Políticas de Estado de incentivo e entrelaçamento das agriculturas orgânicas;
  • Incentivo à criação e manutenção de hortas comunitárias, com o objetivo de fortalecer a segurança alimentar da população;
  • Fortalecer e proteger movimentos sociais que atuam na produção de alimentos livres de venenos;
  • Políticas de proteção ao campo e contra a especulação de terras.

Em 6 de outubro, vote por uma Santos Solidária, Popular e Feminista, vote Débora Camilo, 50500!

Quer saber mais sobre as lutas e propostas da Débora? Chama no WhatsApp: 13 99709 1987.

Facebook
Twitter
WhatsApp