Ao longo de anos, sucessivos governos foram cada vez mais se afastando das necessidades da maioria da população e ampliando a corrupção. A agenda neoliberal de desmonte do Estado Social tem dificultado o acesso da população aos serviços públicos mais básicos.
É necessário construir mecanismos para exercer uma democracia real. Somente o que pode fazer as mudanças necessárias é a força do povo mobilizado, organizado, definindo os rumos da política e o orçamento da cidade. Não acreditamos que somente participar do processo eleitoral a cada dois anos e dar um cheque em branco para os eleitos signifique uma verdadeira democracia.
Nosso mandato está na linha de frente para colocar a periferia no centro do orçamento santista, propondo emendas às leis orçamentárias, destinando recursos para aparelhos periféricos e representando aquelas e aqueles historicamente invisibilizados. Não podemos normalizar uma prefeitura que governe apenas para a parte mais rica da cidade; a luta é por uma Santos da maioria, para que ela possa ocupar os espaços e decidir o futuro de nossa cidade.
É preciso ter participação popular, especialmente sobre valores elevados e de significativo impacto social e ambiental, e mecanismos de democracia direta, como referendos, plebiscitos e consultas populares, combinados com as novas tecnologias que permitem uma participação maior de toda a população.
Nossa luta é para:
- Ampliar o alcance do Orçamento Participativo, para que a população discuta o conjunto do orçamento, a política fiscal e tributária, e não só um pequeno percentual dos investimentos;
- Propor que o orçamento de investimentos no âmbito do município seja debatido, examinado, fiscalizado e deliberado pelo conjunto da população, dividida por regiões;
- Fortalecimento dos espaços de participação popular através dos Conselhos Municipais e da realização de Conferências Municipais.
Em 6 de outubro, vote por uma Santos Solidária, Popular e Feminista, vote Débora Camilo, 50500!
Quer saber mais sobre as lutas e propostas da Débora? Chama no WhatsApp: 13 99709 1987.